top of page

Como usar um DAO para construir uma comunidade Web3

Atualizado: há 3 horas

Os projetos baseados na comunidade podem se tornar um dos maiores motores de crescimento no espaço Web3, mas estruturas de governança mais ágeis podem precisar ser implementadas para liberar todo o seu potencial.




imagem por Freepik


O que é mesmo um DAO? Uma organização autônoma descentralizada (DAO) é uma ferramenta de colaboração global que permite que as comunidades tomem decisões de maneira descentralizada, transparente e responsável, registrando atividades em um blockchain.


É uma solução de uso geral que usa tecnologias de uso geral – como aqueles contratos inteligentes dos quais você já deve ter ouvido falar – para automatizar atividades gerais. Essa forma de “governança descentralizada” promove uma distribuição de poder mais inclusiva e equitativa. Em outras palavras, os DAOs permitem maior colaboração e cooperação entre os membros.


Este artigo faz parte da “Semana BUIDL” da CoinDesk . Arjun Krishan Kalsy é o chefe do ecossistema da Mantle.


Hoje, na indústria criptográfica, os DAOs começaram a fornecer incentivos para os contribuidores (como um token de governança que é negociado no mercado aberto ou até contracheques) com a ideia de alinhar desejos individuais e coletivos. A esperança é que decisões melhores sejam tomadas em escala.


DAOs também fornecem uma ferramenta poderosa para a construção da comunidade. Os membros de um DAO podem compartilhar recursos, conhecimentos e habilidades de uma forma que beneficie toda a organização. DAOs, veículos para colaboração global, são ferramentas potentes quando são construídas corretamente.


Construção de ecossistema usando DAOs


Um projeto Web3 é tão bom quanto sua comunidade e ecossistema. Isso porque os projetos Web3 são de código aberto e, portanto, requerem participação global para evoluir e crescer. Como hackear a participação global? Você vai e constrói uma comunidade global.

O que acontece quando você tem uma comunidade grande e participativa? Isso atrai outros construtores e projetos para vir e construir com você.


Et voilá! Agora você construiu um ecossistema que, em termos de participantes, tem usuários, construtores e projetos, todos os quais agora estão negociando uns com os outros e, assim, criando uma economia saudável.



Vamos detalhar as etapas acima e tentar aprofundar alguns níveis.


Para tokenizar?


A primeira etapa do processo é construir uma comunidade global de pessoas que acreditam em sua visão e desejam contribuir e participar da ideia ou projeto. Este é um problema de marketing e comunicação que exige que a equipe fundadora comunique claramente o valor do que está construindo e, mais importante, por que está construindo.


É aqui que os DAOs são especialmente eficazes. A capacidade de unir um grupo de pessoas globalmente dentro de uma construção que permite tanto a tomada de decisão quanto a execução transparente é crucial para fazer esse tipo de sistema funcionar. Além disso, cada membro DAO também é incentivado de alguma forma a tornar a comunidade maior para que mais trabalho possa ser feito e melhores decisões possam ser tomadas.


Injetar um token nessa construção cria incentivos que permitem que um DAO priorize diferentes aspectos de seu crescimento, ou seja, tanto a comunidade quanto seu portfólio de produtos. Também pode atrair construtores (talvez interessados ​​em lucro e comunidade). À medida que a qualidade e a quantidade de projetos melhoram, há um impulso para que outros construtores se juntem ao DAO.


Incentivos de marketing


O segundo passo é onde as coisas realmente se tornam interessantes. Quando mais e mais participantes entram na briga, os DAOs ganham vida própria. Em algum momento, pode ser apropriado chamar a comunidade e seu conjunto de projetos de “ecossistema”.

Administrar um ecossistema invariavelmente requer um sistema de incentivos para manter todos alinhados – ou o mais alinhados possível. Os ecossistemas Web3 tendem a crescer horizontalmente, devido ao ethos estabelecido de que os protocolos devem ser “combináveis”. A capacidade de composição é o processo em que os projetos são construídos uns sobre os outros, aumentando o valor e a utilidade que fornecem a todos os usuários.


Da mesma forma, também pode-se dizer que as comunidades DAO escalam horizontalmente à medida que seus membros crescem. Quanto maior a comunidade, mais descentralizada é a tomada de decisões. De certa forma, esse estado natural de crescimento significa que os membros do DAO têm a responsabilidade de comercializar o DAO e aumentar seu número de membros. Em escala, essa é uma força poderosa que leva a um crescimento ainda mais rápido do ecossistema.


Oportunidade igual


Para liberar todo o potencial dos DAOs, é necessário descobrir estruturas de governança mais ágeis que permitam que todos tenham sua voz ouvida e participem de tomadas de decisão equitativas que ofereçam oportunidades iguais a todos. Continuaremos a ver inovação neste espaço à medida que novas estruturas de governança são testadas para melhorar a agilidade e a descentralização de um DAO.


Os DAOs estão emergindo rapidamente como uma ferramenta poderosa para a construção do ecossistema Web3. Além disso, os protocolos de código aberto fornecem os incentivos certos para a colaboração entre várias organizações e comunidades – aumentando a tração coletiva e levando a melhores decisões em escala.


Ao combinar essas duas forças poderosas de descentralização e construção de ecossistema, os DAOs estão bem preparados para se tornar um dos maiores motores de crescimento no espaço Web3.


Fonte: Coindesk

 
 
 

Comentários


bottom of page